Dicas para perder peso com alimentação consciente

Na luta contra os quilos extras, o pior é a própria obsessão. Porque perdê-los não garante mais saúde, apenas se ajustar a um padrão irreal que prejudica sua autoestima. A chave é comer conscientemente.

COMO EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL

Se alguém lhe diz que tem um remédio fácil, confortável e divertido para emagrecer, é certamente porque deseja negociar com o seu desespero . É o que afirma o biólogo e nutricionista Juan Revenga, autor do livro Adelgázame, minta para mim .

COMA MAIS E DE MELHOR QUALIDADE

Todos os anos milhares de pessoas iniciam uma cruzada contra o próprio corpo com dietas monótonas, extravagantes, sem evidências científicas e até perigosas . Com eles perdem-se quilos, mas depois são recuperados multiplicados por dois.

Por esse motivo, muitos médicos aconselham parar de contar calorias e gramas e simplesmente comer alimentos de verdade.

POR QUE VOCÊ QUER PERDER PESO?

O ideal cultural do corpo magro tem muito mais a ver com os padrões estéticos impostos pelas multinacionais (moda, cosméticos, suplementos …) do que com as necessidades de bem-estar.

Porque magreza não é necessariamente saúde. Embora a medicina atual tenha “comprado” o discurso de que é igual a saúde, muitas pesquisas mostram que não é exatamente esse o caso.

O que é me ajudou a perder peso de forma definitiva foi após eu ter feito o uso do emagrecedor 100 peso que é um produto natural, juntamente com exercícios físicos e uma boa alimentação.

ÍNDICES DE EXCESSO DE PESO, EM QUESTÃO

Então, o Índice de Massa Corporal (IMC) é útil para saber se nosso peso é excessivo? Nem, aparentemente, porque cada corpo tem suas peculiaridades.

Na verdade, uma pesquisa americana descobriu que pacientes com IMC entre 25 e 30 (considerado excesso de peso) tinham 6% menos probabilidade de morrer prematuramente do que aqueles com IMC saudável.

Mais do que o peso, parece importante onde a gordura é armazenada no corpo : ao redor da cintura ou do fígado pode ser uma indicação de possíveis problemas metabólicos e cardíacos. E, obviamente, a obesidade mórbida prejudica a mobilidade e a saúde óssea e cardíaca.

COMO VOCÊ SE SENTE, UM MELHOR INDICADOR

Em vez de cair nas armadilhas da dieta da última moda, o importante é estar bem , independentemente do que a balança indica.

Isso significa sentir-se flexível porque as articulações e os músculos nos permitem realizar amplitudes completas de movimento.

Também com uma boa energia vital ao longo do dia, principalmente de manhã ao levantar e ao início da tarde, o que indica que os ritmos vitais estão bem sincronizados.

“Sepultura metabólica”, você não pode perder peso?

Quando você dorme com segurança por pelo menos sete horas, quando o estresse é administrado razoavelmente bem, e quando a atividade física não é um sacrifício por falta de energia ou dor de algum tipo, mas um prazer, o corpo pode ser considerado leve, mesmo que tenha alguns quilos mais ou menos.

Caso contrário, “antes de perder peso, devemos conversar sobre como recuperar a saúde”, explica o Dr. Karmelo Bizkarra, médico do Centro de Saúde Vital Zuhaizpe.

AS 4 FRENTES QUE VOCÊ DEVE ATENDER

Muitas vezes não comemos por fome, mas sim para encobrir frustrações, desgostos, desentendimentos ou raiva não expressa, diz o Dr. Bizkarra. E por sua experiência, ele aconselha, para manter um peso saudável ao longo do tempo, não só cuidar da saúde física, mas também cuidar dos quatro pilares básicos da cura :

  • Cura o corpo
  • Harmonize emoções
  • Acalmar a mente
  • Desperte a consciência

Os 5 erros que todos cometemos ao tentar perder peso

Se você não tem aquele nível de energia ideal para viver, reveja seus hábitos alimentares , mas não para perder peso, mas para ganhar saúde e bem-estar.

Coma não menos, mas mais

Mais  comida que nutre  e menos do que satisfaz o paladar, mas não nutre o organismo e lhe rouba a vitalidade.

Por mais que você coma, se a dieta não contém alimentos  frescos e cheios de vida , que o corpo realmente precisa para crescer e se renovar, a desnutrição e, portanto, a fome são constantes.

Quando se escolhe uma boa alimentação, como a vegetariana, muito rica em vegetais, frutas e alimentos integrais, a  saciedade é gerada  assim que alcançamos a quantidade certa, diz Pablo Saz, médico naturopata e professor da Universidade de Zaragoza.

Como esta dieta é baseada em vegetais frescos, podemos comer grandes  quantidades consumindo poucas calorias  e isso regula o peso.

Na verdade, de acordo com um estudo do E-Da Hospital de Taiwan, a dieta vegana é  a maneira mais rápida de perder peso , seguida pela vegetariana: em 18 meses, as pessoas que seguiram uma dieta vegana perderam 2,5 kg a mais do que aquelas que seguiu um baseado em carne; pessoas que seguiram uma dieta vegetariana, 1,5 kg.

Alimentos o menos processados ​​possível

Vale a pena estar atento a mastigar . Isso é algo que não fazemos se enquanto comemos assistimos à televisão ou consultamos nosso celular, pois a digestão começa na boca, com o processo de mastigação e salivação.

Um estudo da Universidade de Kyushu (Japão) mostrou que mastigar muito aumenta o número de calorias que o corpo queima durante a digestão: 10 calorias extras em uma refeição de 300 calorias. No entanto, comer rápido dificilmente queima calorias.

Estudos anteriores também concluíram que comer mais lentamente resulta em diminuição da ingestão, melhor absorção de nutrientes , regulação do apetite e maior saciedade.

Coma a fruta com mordidas, não com suco

Um suco tem um índice glicêmico alto que você só pode pagar se guardar muita polpa e você fizer atividade física. Quando bebemos um suco de laranja – avisa Antonio Palomar, médico e comunicador de saúde – podemos estar recebendo glicose de duas ou quatro laranjas ao mesmo tempo .

Esse suco também tem uma energia semelhante a uma cerveja, explica Duane Mellor, professor de Nutrição da Universidade de Coventry (Reino Unido).

Porém, quando mordemos uma laranja, geralmente só precisamos de uma: o pedaço inteiro com sua fibra  não causa aumento na glicose no sangue.

Boas gorduras essenciais

A dieta convencional inclui muitos ácidos graxos ômega-6 e uma proporção muito baixa de ômega-3. Para recuperar o dinamismo e a vitalidade, a proporção adequada de ácidos graxos deve ser de 6 para 1.

As principais fontes vegetais de ômega-3 são nozes, sementes e óleo de linhaça, que podem ser usados ​​em saladas e temperos (não para cozinhar).

O consumo de pastéis, pratos preparados, molhos e sobremesas à base de óleos de girassol, cártamo ou milho resulta em excesso de ômega-6 (30 a 1).

Não desista de pão (bom)

Muitas dietas falham porque insistem em dispensar o pão. Os sabores doces dos açúcares e amidos naturais estão arraigados no paladar, pois serviam o Homo sapiens para não morrer de fome, lembra o médico e divulgador Antonio Palomar.

Na verdade, você só precisa saber escolher . “Às vezes nos vendem pão que não é integral: colocam melaço para tingir e pode parecer que tem mais farelo, mas não tem. O pão macio não pode ser integral ”, avisa Palomar.

Você tem que procurar um abrangente, compacto e difícil de cortar .

Recomenda-se também dar preferência ao feito com fermentação natural da massa fermentada . Consol Rodríguez, autor de Pan con queso (Urano, 2018), explica como reconhecê-lo: ao cortá-lo, há vestígios de borbulhamento das leveduras de diferentes tamanhos; eles não são uniformes em tamanho.